Semáforos modernos diminuem acidentes em cruzamentos

Atualmente, está "na moda" a implantação de semáforos aparentemente mais modernos e bonitos, que informam ao motorista o tempo restante para a troca das luzes vermelha/verde nas interseções de ruas e avenidas das cidades.

Mas esses semáforos não são apenas mais bonitos: eles são realmente mais eficientes, aumentando a segurança dos motoristas.Foi o que concluiu a pesquisadora Luciana Maria Gasparelo Spigolon, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

Por outro lado, ela descobriu que os "semáforos inteligentes" oferecem ganhos significativos quando o assunto é a fluidez do trânsito. Ou seja, com os novos semáforos, ao trânsito além do trânsito ficar mais seguro ele ficará mais rápido.

 
Uma das principais constatações do estudo, foi que o ganho na segurança verificado com o uso desse novo modelo de semáforo pode ter ocorrido por outros fatores que não a possibilidade do motorista ver o tempo restante das luzes.

Por exemplo, por causa do aspecto mais moderno, bonito, que melhora a visibilidade, ou pela própria localização dos semáforos.

"Esses fatores podem influenciar a ocorrência de acidentes nas interseções e devem ser considerados no momento em que o tipo de produto está para ser escolhido, adquirido e colocado. Isso serve tanto para o grupo focal convencional quanto para o semáforo com informação de tempo restante. Considerando que a contagem de tempo pode não ser a principal responsável pela melhora na segurança, pode-se pensar em outros investimentos no trânsito que custem menos," explica a pesquisadora.

Para os motoristas que não estão habituados com semáforos diferentes do convencional, a não padronização pode ser motivo de confusão, colaborando para a ocorrência de acidentes.
Segundo Luciana, os países desenvolvidos padronizam os semáforos no trânsito, sendo o grupo focal convencional o mais utilizado. "No Brasil, diferentes cidades utilizam diferentes semáforos", diz a pesquisadora.

A Dataprom possui semáforos gradativos instalados em Curitiba e São José dos Pinhais desde o 2003.

Já na Cidade do Rio de Janeiro já foram instalados 35 contadores gradativos em importantes pontos turísticos da Cidade, os quais a população tem apoiado e elogiado o Sistema da Dataprom.

Que é o único do Brasil a operar com três modos de programação e ainda é capaz de aprender a programação do tempo do semáforo evitando falhas ou erro do contador.

0 comentários:

Postar um comentário

 
DATAPROM - DATAINFO © 2012 | Designed by Humberto Mingoranze, in collaboration with HM MARKETING , Forum and Business Solutions