Carros que se comunicam ajudam a reduzir trânsito e poluição

Uma pesquisa feita na Alemanha aponta que um sistema de comunicação entre os carros pode diminuir o trânsito nas grandes de cidades e a emissão de poluentes.
O sistema envia os dados coletados por sensores instalados no interior do carro a centros locais de controle de tráfego.
As informações são analisadas por engenheiros, que enviam mensagens para os motoristas com soluções para escapar do trânsito. Com as informações, as centrais também podem tomar medidas, como alterar o fluxo dos semáforos ou acionar faixas reversíveis.
"Trabalhar informações específicas do tráfego em tempo real é um passo fundamental para melhorar a fluidez e ainda aumentar a segurança rodoviária", afirma Nick Reilly, presidente da General Motors na Europa, que participou da pesquisa.
O equipamento foi testado por um ano. De acordo com os pesquisadores, se cinco carros a cada mil receberem o sistema já será o suficiente para reduzir o trânsito.
"Menos congestionamento significa menos tempo perdido, menos consumo de combustível e menores emissões de CO2", completa Reilly.
O estudo foi apresentado na conferência da ACEA (Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis) e faz parte do programa europeu DIAMANT (Informação Dinâmica e Aplicação da Mobilidade com Redes Adaptativas e e Infra-estrutura Telemática, em inglês).



Fonte:

http://classificados.folha.com.br/veiculos/939332-carros-que-se-comunicam-ajudam-a-reduzir-transito-e-poluicao.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

 
DATAPROM - DATAINFO © 2012 | Designed by Humberto Mingoranze, in collaboration with HM MARKETING , Forum and Business Solutions