Agora, Google Maps mostra se ônibus e metrôs estão atrasados

Funcionalidade já está disponível para os Estados Unidos e Europa.



Desde segunda-feira (06/06), o Google Maps, tanto na versão móvel quanto para desktop, oferece uma novidade para os usuários. Agora, é possível saber quando o seu ônibus, metrô, trem ou qualquer transporte público está rodando no horário ou se está atrasado. Para oferecer o serviço, o Google acertou parcerias com agências de trânsito na Europa e Estados Unidos e já disponibiliza as informações para Boston, Portland, San Diego, San Francisco, Madrid (Espanha) e Turim (Itália).

O sistema é bem simples. Quando você programa uma rota com o Google Maps, o próprio aplicativo já mostra se existem atrasos ao longo do seu percurso. Tudo é atualizado em tempo real, e o Google já planeja a expansão do serviço para outras cidades.

Outra funcionalidade do Google Maps nesses paises é a criação de rotas para onibus, aqui ainda usamos as rotas do google maps somente para automóvel ou a pé, no entanto nos outros países consegue-se montar a rota de ônibus também com horários e locais de embarque.

Em Curitiba a Dataprom esta implantando em todos os ônibus da cidade o computador embarcado com tela touch screen, que será capaz de enviar diversas informações em tempo real para a Central de Controle, dentre esas informações esta a localização do ônibus, tempo de chegada, atraso etc. é bem provável que tais informações sejam disponibilizadas para a população também via SMS, internet, painéis de Mensagem, tvs LCds etc

Outro projeto inovador na área de transporte é o OnibusCuritiba.org, desenvolvido por alunos e ex-alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Essa ferramenta tem como objetivo determinar o melhor trajeto utilizando o sistema de transporte coletivo. O usuário pode escolher os pontos ou endereços de origem e destino, o dia e o horário da viajem desejada que a ferramenta fornece as opções de trajeto separadas por menor tempo ou por menor número de conexões. Atualmente a página esta disponível para a população no site www.onibuscuritiba.org, mas poderá ser expandida futuramente para aparelhos móveis como smartphones.


www.dataprom.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
DATAPROM - DATAINFO © 2012 | Designed by Humberto Mingoranze, in collaboration with HM MARKETING , Forum and Business Solutions